top of page
  • Foto do escritorProjeta Comunicação

MENOPAUSA E CLIMATÉRIO

SAIBA A DIFERENÇA


É muito comum haver uma confusão quando falamos de menopausa ou climatério. De fato, tratam-se de dois momentos muito delicados que provocam profundas mudanças na vida, na saúde e no dia a dia da mulher.

Embora associados, menopausa e climatério não são a mesma coisa.

O climatério é a fase que atinge a mulher antes da menopausa, funciona como um período de transição onde ocorrem variações hormonais que fazem o ciclo menstrual flutuar. Nessa fase a mulher percebe o início de diversos sintomas como ressecamento vaginal, flacidez de pele, perda do brilho do cabelo e fogachos.

A menopausa é um período natural da mulher que ocorre entre os 45 e 55 anos de idade. Não há uma maneira exata de prever quando a menopausa vai correr, pois ela pode se diferenciar de mulher para mulher, porém, alguns eventos e sintomas são comuns entre todas.

Consideramos que a mulher entrou na menopausa, após um período de 12 meses sem fluxo menstrual.

O acompanhamento com a ginecologista nessa fase é muito importante, além de realizar seus exames ginecológicos de rotina, novos exames decorrentes dessa nova fase como pesquisa de sangue oculto nas fezes para pesquisar alguma lesão intestinal e densitometria óssea já que ocorre perda de massa óssea por conta da queda dos níveis de hormônios.


32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ATENÇÃO

bottom of page